sexta-feira, 15 de junho de 2012

Esqui

A primeira forma de esqui, remonta à pré-história, onde "placas" feitas de ossos de animais de grande porte, poderão ter sido utilizadas para viajar na terra coberta de neve ou gelo. Os primeiros esquis foram descobertos ao longos dos países escandinavos.
 O esqui mais antigo que se conhece, é o "HotingSki" com cerca de 4.500 anos, que se encontra em exposição em Estocolmo, na Suécia. Outros, com 1.500 anos foram descobertos mais recentemente. 
Os primeiros esquis foram feitos de pinho, vidoeiro ou freixo foram feitos de maneira a que os esquiadores se pudessem impulsionar a eles mesmos, através de variadíssimos terrenos inacessíveis a pé.
Como actividade desportiva internacional é considerada, por ter começado no princípio XIX , sendo as primeiras competições, de corridas e saltos, na moda na segunda metade do século. No início, as competições de esqui eram contituídas basicamente, por corridas de "cross-country" e saltos de esqui.
Em 1950, Howard Head produziu um esqui, o "Head Standard Ski", que era feito de tiras de alumínio com cantos de metal e um revestimento à base de plástico, Este robusto esqui revolucionou a construção e a durabilidade dos esquis em todo mundo. 
A evolução técnica de construção de esquis desde aí, tem sido vertiginosa, existindo hoje em dia vários tipos de materiais de construção, conforme o tipo de esqui.














































Sem comentários:

Enviar um comentário