terça-feira, 19 de junho de 2012

O que são desportos radicais?

Os desportos radicais são actividades que têm o objectivo de proporcionar a fuga ao dia-a-dia, a prática de uma actividade em contacto com a natureza, no absoluto respeito pelo ambiente e pelas normas de segurança.
Nos dias que correm, os desportos radicais são cada vez mais populares mas são também cada vez mais perigosos. Para começar, os desportos radicais são muito interessantes, muitas pessoas gostam e divertem-se com estes desportos. Para além disso, os desportos radicais dão as pessoas adrenalina, o que as faz esquecer os problemas e relaxar.















sexta-feira, 15 de junho de 2012

Surf

Os primeiros relatos do surf dizem que ele foi introduzido no Havai pelo rei polinésio Tahito. Mas oficialmente o primeiro fato concreto que revelou a existência do desporto foi feito pelo navegador James Cook, que descobriu o arquipélago do Havai e viu os primeiros surfista em      ação.
Na época, o navegador gostou do desporto por se tratar de uma forma de relaxamento, mas a Igreja Protestante desencorajou por mais de 100 anos a prática do surf.

O reconhecimento mundial veio com o campeão olímpico de natação e pai do surf moderno, o havaiano Duke Paoa Kahanamoku. Ao vencer os jogos de 1912, em Estocolmo, o atleta disse ser um surfista e passou a ser o maior divulgador do desporto no mundo. Com isso o arquipélago e o desporto passaram a serem reconhecidos internacionalmente.

Após a vitória nas Olimpíadas, Duke introduziu o desporto nos Estados Unidos e na Austrália com grande sucesso.
O sucesso do desporto foi tão grande que hoje em dia é um dos mais praticados em todo o mundo. Os filmes do cinema e os comerciais de TV foram fundamentais para a exposição do surf.

Actualmente a ASP (Associação dos Surfistas Profissionais) é quem regulamenta e traça as directrizes do desporto. Os maiores surfistas do mundo disputam anualmente o WCT (World Championship Tour) e daí sagra-se o campeão mundial.



























Uma visão geral de todas as modalidades


Esqui

A primeira forma de esqui, remonta à pré-história, onde "placas" feitas de ossos de animais de grande porte, poderão ter sido utilizadas para viajar na terra coberta de neve ou gelo. Os primeiros esquis foram descobertos ao longos dos países escandinavos.
 O esqui mais antigo que se conhece, é o "HotingSki" com cerca de 4.500 anos, que se encontra em exposição em Estocolmo, na Suécia. Outros, com 1.500 anos foram descobertos mais recentemente. 
Os primeiros esquis foram feitos de pinho, vidoeiro ou freixo foram feitos de maneira a que os esquiadores se pudessem impulsionar a eles mesmos, através de variadíssimos terrenos inacessíveis a pé.
Como actividade desportiva internacional é considerada, por ter começado no princípio XIX , sendo as primeiras competições, de corridas e saltos, na moda na segunda metade do século. No início, as competições de esqui eram contituídas basicamente, por corridas de "cross-country" e saltos de esqui.
Em 1950, Howard Head produziu um esqui, o "Head Standard Ski", que era feito de tiras de alumínio com cantos de metal e um revestimento à base de plástico, Este robusto esqui revolucionou a construção e a durabilidade dos esquis em todo mundo. 
A evolução técnica de construção de esquis desde aí, tem sido vertiginosa, existindo hoje em dia vários tipos de materiais de construção, conforme o tipo de esqui.














































Fórmula 1

As corridas de Fórmula 1 começaram na Europa, na época da Segunda Guerra Mundial
em 1939–1945.
Por causa da guerra as corridas foram suspensas, só retornando no ano de 1950, quando começou o campeonato mundial de F-1. Neste primeiro campeonato havia somente 7 países competindo. 

No decorrer do tempo, muitas mudanças foram realizadas na regras por medidas de maior segurança, pois ao longo da história da F-1 muitos acidentes ocorreram levando a morte de muitos pilotos. 

Um dos acidentes que marcou o Brasil foi o que levou a morte de Ayrton Senna, no dia 1º de maio de 1994, no durante o Grande Prémio de San Marino, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Imola. Senna é até hoje um grande nome da história de F-1. 
Atualmente, 17 países participam dos mundiais, percorrendo 17 circuitos.